Realmente é muito difícil de organizar um casamento, inúmeros detalhes devem ser decididos para que tudo saia perfeito. Mas com um bom planejamento e uma boa organização todo o esforço e dor de cabeça valerá a pena e o seu casamento será maravilhoso e inesquecível! Nesse post você verá os primeiros passos a serem tomados para a organização e planejamento do casamento, e no final do texto você terá acesso a um Check-list completo que te ajudará muito para seu casamento sair perfeito =D.
Depois de dizer o primeiro sim, o de pedido de casamento, um longo caminho será percorrido até que vocês digam juntos o segundo sim. Mas depois que você disse sim (ou decidiram que iriam se casar), a poeira foi baixando, a realidade chegando e provavelmente um desespero quando pensou em como organizar o casamento dos sonhos.
1º Passo - método S.O.P.A: Sonhar, organizar, planejar e anotar:
Antes de mais nada, sonhe com o seu casamento! Sonhe onde quer que seja a cerimônia, sonhe com o seu vestido, sonhe com a aliança, sonhe com a festa, sonhe sem limites e ANOTE tudo o que você quer, tenha um caderno exclusivo para o seu casamento e na primeira folha escreva o título O Casamento dos Meus Sonhos! Nessa mesma folha, escreva tudo o que sonhou com todos os detalhes que idealizou na sua cabeça (como será seu buquê, quais flores você quer na decoração, quem você quer que toque e cante na cerimônia, etc). Depois de ter feito isso, você precisará organizar essas ideias de acordo com sua realidade, seu orçamento e o que realmente é necessário para o seu dia ser especial, então faça o asterisco na frente das ideias que não são tão importantes assim ou podem ser substituídas por alguma coisa mais acessível (se você anotou que quer o Maroon 5 tocando no seu casamento, contente-se com um grupo local rsrs).
Após sonhar, anotar e organizar, vem a parte de planejar o casamento, e a primeira coisa que vocês devem decidir é a data do casamento. Pode ser uma data importante para vocês como o primeiro encontro, o primeiro beijo, o dia do pedido de namoro. Ou pode ser uma data em que a estação e o clima seja favorável ao seu estilo de casamento (veja esse artigo sobre qual o melhor mês para casamentos www.casamentos.com.br/qual-o-melhor-mes-para-se-casar), e com a data decidida vocês poderão definir qual o estilo do casamento, se será em local aberto ou fechado, moderno, clássico, rústico, etc.
__________
2° Passo - Família e parentes. Amigos e colegas:
Sabe o caderno que você separou, pegue-o de novo e separe algumas folhas para a lista de convidados. A primeira lista será provisória, pois vocês irão anotar todas as pessoas que gostariam que estivessem presentes. Lembrem-se da organização e separe em blocos de relacionamento: família, trabalho, faculdade, amigos antigos, conhecidos e quaisquer outros tipos de relacionamento. Separem também entre os amigos de cada um: em uma folha a família e amigos da noiva, e em outra folha os do noivo.
A maioria dos itens em casamentos possuem preços individuais (lembrancinhas, buffet, bebidas, mesas e cadeiras, etc) e o preço de cada convidado pode variar de R$50 a R$300 reais juntando todos os itens. Agora olhem a lista e pensem se o orçamento de vocês é compatível com essa quantidade de convidados. Se a resposta for não, vão precisar cortar algumas pessoas dessa lista. Comecem riscando os nomes de quem não é tão próximo, geralmente os parentes e os colegas distantes e que já não possuem mais tanto contato, ou então os que moram próximos, mas mesmo assim não possuem um relacionamento frequente.
Nessa etapa do planejamento, provavelmente haverá colegas e parentes que se auto convidarão para o casamento, os pais de vocês vão querer opinar sobre quem vocês devem ou não devem convidar. Se os pais de vocês não estiverem ajudando financeiramente na organização, vocês precisarão ter uma conversa sincera e educada quanto a isso, pois somente vocês sabem a limitação do orçamento e quem realmente é importante na vida de vocês.
E muito provavelmente os melhores amigos e familiares mais próximos serão padrinhos, já aproveite a lista definitiva e comecem a marcar quem serão os padrinhos, quais crianças serão pajens, daminhas, floristas; converse com sua cerimonialista sobre quantas crianças são necessárias. No próximo passo falo um pouco mais sobre a cerimonialista.

______________
3º Passo – Fornecedores principais:
Nas reuniões que faço com os casais, uma das primeiras perguntas que faço é quais fornecedores eles já contrataram e quais ainda faltam. Chamamos de fornecedores os profissionais ou empresas que prestam serviço no dia ou antes do casamento: buffet, decoração, cerimonialista, fotógrafo, DJ, maquiadora, doces, lembrancinhas, entre outros.
É primordial que você contrate primeiro a cerimonialista (ou uma equipe cerimonial), pois junto com ela, irão definir o roteiro do casamento, quais detalhes precisam decidir, quais são todos os fornecedores necessários para realizar a cerimônia e a festa, e com certeza ela irá orienta-los a quais fornecedores ela já trabalhou e são profissionais e confiáveis.
Após a orientação da cerimonialista, comece a solicitar orçamentos e marcar reuniões com os fornecedores, é extremamente importante que você faça a reunião com eles, pois assim você conhecerá melhor quem estará trabalhando no dia mais feliz da vida de vocês. E aqui tenho uma observação a fazer: por mais que a cerimonialista tenha indicado alguns fornecedores, não fiquem com receio de entrarem em contato com outros fornecedores que outras pessoas tenham indicado, ou que já conhecem o trabalho ou até mesmo sonharam que esse profissional estivesse no casamento, vão atrás e anotem no caderno os pontos que chamaram a atenção e diferenciam de outros fornecedores, seja no atendimento, na qualidade, na sinceridade, etc.
Depois de terem conhecido pessoalmente cada um, os preços e formas de pagamento, levem em conta todos os pontos e comecem a garantir a data com eles, pois é normal que bons profissionais tenham a agenda lotada, mas antes de assinar por definitivo o contrato, leia o próximo passo.
________
4° Passo – O CASAMENTO DO SEUS SONHOS!!!
Lembra do estilo do casamento? Que tal ser o SEU ESTILO? Agora que vocês estão com os mais variados orçamentos, está na hora de personalizarem o casamento para ser a cara de vocês.
O vestido da noiva é um dos itens que mais chama a atenção no casamento, escolha-o com consciência, há noivas que gastam mais de 5 mil somente com aluguel do vestido, enquanto há outras que gastam cerca de mil reais comprando um que poderá guarda-lo e usar para um ensaio trash the dress; veja estilos de cauda longa, cauda curta, véu, grinalda, coroa, tiara. Acha que um salto alto é desconfortável para o casamento? Que tal casar de tênis? Está super na moda! Buquê com as suas flores preferidas. Um carro moderno ou vintage para sua chegada triunfal!
Durante a cerimônia, há momentos em que vocês podem dar um toque especial e ficará marcado para sempre, converse com sua cerimonialista e veja quais momentos são possíveis, seja no momento dos votos, uma entrada das alianças diferente ou até mesmo a entrada de vocês com uma música bem especial.
Personalizem os convites com o estilo de vocês, principalmente os convites dos padrinhos. As lembrancinhas podem ser surpreendentes para os convidados, pesquisem muitas ideias e escolham alguma coisa fofa, inusitada, exclusiva, ou tudo isso junto. Algum item na decoração que todos saibam que é a cara de vocês: uma bicicleta se vocês gostam de esportes, algum instrumento musical se vocês são apaixonados por música, algum item religioso, os noivinhos que vão em cima do bolo. Sejam criativos e também peçam ajuda aos fornecedores depois de decidirem isso.
A hora do buquê pode ser algo bem criativo, hoje em dia está na moda o buquê de fitas, ou várias flores sendo jogadas para contemplar várias solteiras de plantão; e porque o noivo também não jogar alguma coisa para os solteiros?
Olhe os exemplos a seguis dos casamentos que já fotografei:
__________
5º Passo – O mais importante de todos: SE AMEM E APROVEITEM!
É normal durante os preparativos do casamento ser uma correria enorme com tantas reuniões, degustações, prova de vestido, teste de maquiagem, etc, mas lembrem-se do principal motivo do casamento: o amor e a união de vocês! Portanto, caso tenham o costume de sair uma vez na semana com um tempo só de vocês dois, não adiem esse dia. Saiam juntos, namorem, passeiem e façam atividades que fortaleça cada vez mais o relacionamento de vocês. E se não tem esse costume, aproveitem esse período tumultuado para distrair a cabeça. Uma boa situação para que tenham essa experiência é o ensaio pré-wedding, onde vocês podem passar uma tarde, uma manhã, uma noite ou até mesmo o dia todo (dependendo do local que vocês escolheram e o jeito do fotógrafo trabalhar) namorando, brincando, interagindo, dando risada um do outro e poderão esquecer todos os problemas pessoais que estão atrapalhando na organização do casamento e nesses momentos ficarão mais empolgados a continuar, como é o caso da Isabella e do João, que mesmo se vendo muitas vezes durante a semana, não conseguiam ter esse tempo juntos, pois sempre estavam ocupados com outras compromissos ou estavam em companhia dos amigos e familiares, e que no pré-wedding aproveitaram a oportunidade de terem esses momentos.
Aproveitem muitoooo todo os momentos do casamento, sintam a magia de serem o centro das atenções, dos sorrisos, dos choros e abraços sinceros de todos os convidados. Alguns minutos antes da cerimônia começar, é normal sentir um frio na barriga, uma ansiedade enorme, então antes de descer do carro avise aos profissionais que você quer ficar alguns minutos sozinha para se acalmar e poder aproveitar de verdade, pois a partir do momento em que você sair do carro e caminhar em direção ao altar, será apenas o início da sua família. Evitem ficar olhando muito para as câmeras dos fotógrafos e cinegrafistas, mas não tenham vergonha de ficarem se olhando apaixonados, com certeza esses momentos serão capturados. Na festa extravasem toda a energia de vocês: dancem, pulem, sorriam, abracem e celebrem tudo isso que estão vivendo!
Durante todo o planejamento e organização, pense na lua de mel, pesquisem lugares encantadores e que se tornará especial para vocês, pode ser um lugar regional que consigam passar alguns dias relaxando como um hotel fazenda, uma pousada, um parque aquático, uma praia. Ou caso o orçamento permita, façam uma viagem internacional dos sonhos para encerrar esse ciclo do casamento, mas uma dica bem importante, não queiram viajar no dia seguinte ao casamento, com certeza estarão exaustos, então planejem após uns dois dias do casamento e aproveitarão melhor toda a viagem, e caso queiram, planejem uma noite de núpcias, há inúmeros hotéis que prestam esse tipo de serviço com um preço bem em conta em comparação a todos os outros gastos que irão ter com o casamento, há algumas pousadas que também fazem esse serviço.
_____________
E esses foram os cinco passos essenciais para organizar o casamento dos sonhos, espero que você tenha gostadodo conteúdo e te ajude a organizar esse dia único na vida de vocês. E como prometido, aqui está o link para você baixar o check-list completo para te ajudar em todos os detalhes do casamento, clique no link abaixo, preenchas todos os dados e click no link para baixar!
Não se esqueça de curtir a página do Facebook e seguir o perfil no Instagram. Um beijo e um abraço e até o próximo post :D